Uma boa aparência e um bom currículo abrem portas, mas é o comportamento que as mantém abertas
Foi-se o tempo em que os profissionais brilhantes, porém problemáticos, permaneciam nas empresas. Cada vez mais, pessoas são contratadas pelo currículo e demitidas pelo - mau - comportamento. Transmitir uma boa imagem no trabalho vai além de ser algo desejável. Em um mercado cada vez mais competitivo, é uma necessidade, e envolve o vestuário, a linguagem corporal, a comunicação e, principalmente, as habilidades comportamentais.
A capacidade técnica específica para cada área (hard skills), ou seja, o que aprendemos em cursos, faculdades, escolas e outros empregos, é necessária. Mas hoje, não é mais suficiente. As chamadas “soft skills”, que são as habilidades subjetivas, precisam estar presentes.
Entre as habilidades comportamentais mais requisitadas pelas empresas atualmente estão:
· Inteligência emocional, que consiste na capacidade de saber administrar as emoções para lidar com diferentes cenários e pessoas. É importantíssima também na tomada de decisões;
· Comunicação, que deve ser clara e objetiva. Saber informar sobre os problemas com mais facilidade, saber dar e receber feedbacks sobre o trabalho e a troca de conhecimento com os colegas são grandes vantagens competitivas;
· Empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro de forma a conseguir compreendê-lo. Essa “soft skill” é a chave para uma boa gestão de pessoas e crucial no relacionamento com o público e os clientes;
· Flexibilidade para lidar com as constantes mudanças. Estar preparado para os desafios é fundamental;
· Criatividade para elaborar soluções de forma rápida e inovadora;
· Resiliência para se recuperar depois de enfrentar adversidades. Mais do que força, é uma habilidade que exige maturidade psicológica;
· Trabalho em equipe, principalmente respeitando as diferenças e a diversidade dos colegas;
· Ética profissional, que engloba tanto os princípios que regem as atitudes quanto pontualidade e responsabilidade com o trabalho de maneira geral;
As competências socioemocionais são adquiridas por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo. Mesmo assim, se você não possui algumas dessas “soft skills” tão valorizadas pelo mercado, é possível desenvolvê-las. O primeiro passo é reconhecer os pontos fortes, as fragilidades, e ter disposição para mudar aquilo que é preciso. Pedir feedbacks aos colegas e para quem convive com você, também ajuda. Além disso, pratique.
Se quer trabalhar melhor em equipe, procure se inserir em ocasiões em que isso é necessário. Se precisa testar a flexibilidade, experimente conversar com pessoas que tem pontos de vista completamente diferentes dos seus.
Aperfeiçoando seus pontos fracos e se mantendo atualizado sobre as especificidades técnicas do seu trabalho, com certeza será um profissional requisitado e valorizado no mercado.
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